Rússia diz que drones ucranianos mataram 2 e feriram 15 em área turística da Crimeia
21/09/2025
(Foto: Reprodução) Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky (à esquerda), e o presidente da Rússia, Vladimir Putin.
REUTERS/Alina Smutko/File Photo/Maxim Shemetov
Um ataque com drones ucranianos matou duas pessoas e deixou 15 feridas neste domingo (21) em uma área turística da península da Crimeia, afirmou o Ministério da Defesa da Rússia.
“Por volta das 19h30, horário de Moscou [13h30 de Brasília], na área turística da Crimeia, onde não há alvos militares, as forças armadas ucranianas lançaram um ataque terrorista usando drones de ataque equipados com cargas explosivas”, escreveu o ministério no Telegram.
📱Baixe o app do g1 para ver notícias em tempo real e de graça
“Como resultado desse ataque terrorista, segundo informações preliminares, dois civis foram mortos e 15 pessoas sofreram ferimentos de diferentes graus", acrescentou.
O ministério descreveu o incidente como um “ataque terrorista premeditado a um alvo civil”.
Sergei Aksyonov, chefe da Crimeia nomeado pela Rússia, havia dito anteriormente no Telegram que o ataque atingiu um sanatório na cidade de Foros.
Aksyonov afirmou que uma escola na cidade também foi atingida e que incêndios começaram em áreas abertas próximas a Yalta, situada mais ao nordeste, ao longo da costa sul da Crimeia.
As autoridades ucranianas não se pronunciaram sobre o incidente, e a Reuters não conseguiu confirmar a informação de forma independente.
A Rússia tomou e anexou a Crimeia da Ucrânia em 2014, após um levante popular em Kiev que forçou a saída do presidente pró-Rússia do país.
Foros ganhou notoriedade internacional em 1991, quando o presidente soviético Mikhail Gorbachev foi brevemente detido em uma dacha (residência de campo russa oficial) do governo, durante uma tentativa fracassada de líderes conservadores de removê-lo do poder.